Como Construir Hipóteses em Trabalhos Científicos
Olá, tudo bom? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre hipóteses: como construí-las, para que servem e se todos os trabalhos científicos precisam de hipóteses. Essa é uma grande discussão, pois alguns professores exigem hipóteses dos seus alunos desde o início, inclusive pedindo que cada objetivo específico seja acompanhado de uma hipótese. No entanto, é importante entender que nem todos os estudos possuem hipóteses e nem todos devem possuir. Vamos explorar essa questão.
O Que é uma Hipótese?
A hipótese é uma suposição que pode ser verdadeira ou falsa e que será testada no estudo. Por exemplo, qual seria a hipótese se você comesse uma dúzia de ovos ao dia? Com base na literatura, podemos supor que haverá um aumento no colesterol. Então, você investigará se realmente ocorre esse aumento e em que magnitude.
Exemplo de Suposição
Outro exemplo é se pessoas acima do peso praticam um exercício de alto impacto como a corrida. Quais são as suposições? Baseando-se na literatura, você poderia supor que isso causaria lesões nas articulações. Então, você testa essa suposição através de um estudo específico.
Estudos com e sem Suposições
Estudos qualitativos, por exemplo, frequentemente não têm suposições. Em uma pesquisa qualitativa, busca-se emergir insights das falas dos participantes, sem uma suposição inicial a ser testada. Por exemplo, em uma pesquisa sobre o uso de sabonetes caros, a hipótese poderia ser que as pessoas os compram apenas pelo valor de hidratação. No entanto, descobriu-se que muitos compravam pelo saquinho perfumado, usado como aromatizador de gavetas.
Pesquisa Qualitativa em Profundidade
A pesquisa qualitativa em profundidade permite explorar áreas não visíveis previamente. Por exemplo, ao investigar a utilização de aplicativos para organizar funerais, uma pesquisa superficial poderia indicar aceitação. No entanto, uma pesquisa qualitativa em profundidade revelou que, apesar da familiaridade com aplicativos, muitas pessoas não se sentiriam confortáveis utilizando-os nesse contexto delicado.
Quando Utilizar Suposições?
As suposições são úteis quando seu estudo está direcionado para testar suposições específicas. Em estudos quantitativos ou experimentais, as suposições ajudam a direcionar a pesquisa e a metodologia. Por exemplo, ao comparar comportamentos de consumidores americanos e brasileiros, pode-se formular a suposição de que determinadas práticas não terão o mesmo efeito no Brasil devido a diferenças culturais.
Testando Suposições
Para testar suposições, você precisará de ferramentas e metodologias específicas. Por exemplo, ao investigar se um comportamento observado nos Estados Unidos se aplica ao Brasil, você pode replicar o estudo utilizando a mesma metodologia e comparar os resultados. A suposição direciona a pesquisa e ajuda a estruturar a coleta e análise de dados.
Considerações Finais
Espero ter esclarecido a questão das suposições e sua aplicação em estudos científicos. A construção de suposições deve ser feita com base na literatura e no contexto do estudo, direcionando a pesquisa para testar suposições específicas. Se seu interesse não é testar uma suposição, seu estudo pode não precisar de uma. A pesquisa qualitativa, por exemplo, muitas vezes se beneficia mais da exploração aberta de temas sem suposições pré-estabelecidas.
Não se esqueça de deixar seu comentário, inscrever-se nas redes sociais, deixar seu like e compartilhar este vídeo. Um abração e até a próxima!