orientação acadêmica

Orientação

OBJETIVO GERAL e OBJETIVOS ESPECÍFICOS | Quais as Diferenças + Como fazer?

Sumário
5/5 - (6 votes)

Objetivos de Pesquisa: A Importância do Objetivo Geral e dos Objetivos Específicos

Olá pessoal, tudo bom? Hoje vamos falar sobre objetivos de pesquisa, focando no objetivo geral e nos objetivos específicos. Esses conceitos são fundamentais tanto para dissertações de mestrado quanto para teses de doutorado e projetos de pesquisa em geral. Então, se você está se preparando para ingressar em um programa de mestrado ou doutorado, este artigo é para você. Vamos lá!

Para que Servem os Objetivos da Pesquisa?

A primeira coisa que você precisa saber é que os objetivos da pesquisa não estão lá simplesmente por estar. Muito menos você deve apenas consultar uma apostila ou qualquer livro de metodologia para decorar verbos ou seguir tabelinhas de verbos. Pelo contrário, os objetivos servem para nortear a pesquisa. Eles são essenciais para que você saiba de onde está partindo e quais caminhos percorrerá até chegar ao resultado final. O problema de pesquisa, os objetivos e a metodologia são, na minha opinião, os melhores amigos do pesquisador. São nesses objetivos que você investirá tempo, perderá sono e, eventualmente, decidirá mudar o rumo da pesquisa. Eles devem ser construídos de forma sólida.

 

Objetivo
Objetivo

Como Definir o Problema de Pesquisa?

Qualquer pesquisa, seja ela científica ou não, parte de um problema. Por exemplo, como se dá a relação entre estudantes de diferentes nacionalidades na pós-graduação de uma instituição americana? De onde parte esse problema? Por que isso pode ser um problema? Para investigar, você fará uma investigação prévia, conversará com pessoas e perceberá que existe um problema cultural nessas relações. Existe, portanto, um problema a ser investigado.

Delimitando o Problema

Veja, se por um lado todo material científico parte da existência de um problema, por outro lado ele deve ser um problema delimitado, focado. Você deve saber exatamente o que investigar. Um problema generalizado, como “a economia brasileira”, é muito amplo. Você não conseguirá desenvolver uma tese ou dissertação sobre todos os problemas da economia brasileira. O problema deve ser específico, analisado em sua peculiaridade, delimitado a tal ponto que você consiga trabalhar nele de forma eficiente. Por isso, falamos de um tema de pesquisa e, em seguida, de um tema delimitado.

O Papel do Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa responde ao problema proposto. Por exemplo, se o problema é entender a comunicação entre perfis X e Y, o objetivo geral será investigar, compreender e analisar essa comunicação. O problema é uma pergunta norteadora, e o objetivo geral é a resposta a essa pergunta.

Definindo os Objetivos Específicos

Os objetivos específicos são os passos que você seguirá para responder ao problema. Geralmente, um material acadêmico é dividido em três partes ou capítulos. O primeiro objetivo específico pode envolver trazer um panorama ou contexto, o que inclui uma revisão conceitual. Se você está investigando depressão e ansiedade, por exemplo, o primeiro objetivo pode ser conceituar essas doenças e como elas são tratadas no Brasil e no mundo.

Metodologia e Objetivos Específicos

Os objetivos específicos devem também considerar a metodologia que você utilizará para responder à pergunta de pesquisa. Se o seu objetivo é fazer uma pesquisa qualitativa, por exemplo, você precisará detalhar as ferramentas que usará para coleta e análise de dados. É crucial que a metodologia escolhida seja suficiente para responder ao problema de pesquisa.

Ligação entre Objetivos e Hipóteses

Algumas pessoas perguntam se os objetivos precisam estar ligados às hipóteses. A resposta é sim e não. Se sua pesquisa é qualitativa e não tem hipóteses, você não precisará ligá-los. No entanto, se houver hipóteses, cada objetivo específico deve estar relacionado a uma hipótese a ser testada.

O Que Fazer se Perder o Foco

É comum que alguns autores se percam ao definir seus objetivos. Por exemplo, ao propor um levantamento exploratório, eles podem não especificar claramente a metodologia. Em alguns casos, isso pode levar a uma confusão entre objetivos e métodos, como confundir uma revisão integrativa de literatura com uma pesquisa de campo. Portanto, os objetivos devem ser claros e refletir os passos que você seguirá.

Importância da Coerência

Os objetivos específicos devem ser coerentes com o problema de pesquisa e com a metodologia. Se o seu problema é investigar o impacto da saúde coletiva no Brasil, você deve deixar claro o que considera como impacto e quais ferramentas utilizará para mensurá-lo. Caso contrário, sua pesquisa pode se tornar inconsistente e difícil de seguir.

Finalizando

Espero ter ajudado a esclarecer a importância e a definição dos objetivos de pesquisa. Lembre-se, eles não estão lá apenas para cumprir uma formalidade, mas para guiar todo o seu processo de investigação. Se você ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo. Um grande abraço e até a próxima!

Precisa de ajuda na jornada do mestrado ou doutorado?
Fale conosco e conquiste seus objetivos!