Entenda os Dois Momentos Cruciais na Apresentação da Dissertação de Mestrado
Muitas pessoas não sabem, mas quando você entra no programa de mestrado, você tem que apresentar a sua dissertação duas vezes. Vamos compreender melhor esses momentos. Já falei diversas vezes, mas vou repetir para quem é novo aqui e está buscando conhecimento sobre a apresentação da dissertação no mestrado.
O Processo de Produção do Conhecimento no Mestrado
Diferentemente da faculdade, do Lato Sensu ou da escola, onde você aprende de forma passiva, no mestrado você se torna um sujeito ativo na produção de conhecimento. No ensino passivo, o professor e o MEC estabelecem a grade curricular, e você apenas absorve essa informação. No entanto, no mestrado Stricto Sensu, você é o responsável por produzir novas pesquisas e conhecimentos. Portanto, é um formato totalmente diferente do que você estava acostumado.
O Papel do Pesquisador no Mestrado
No mestrado, seu principal objetivo é a sua pesquisa. O trabalho final do curso deve mostrar o que você trouxe de novo. Isso pode ser frustrante para algumas pessoas que esperavam apenas absorver conhecimento. Muito pelo contrário, no mestrado Stricto Sensu, você estará o tempo todo produzindo conhecimento científico sistematizado, seguindo uma ordem de organização e sequência de pensamento.
Os Dois Momentos da Apresentação da Dissertação
Quando você está produzindo esse conhecimento, coloca seu problema de pesquisa, objetivos e metodologia, investiga quem está falando sobre o assunto e quem não está, e define os autores que embasam sua construção de pensamento. Esse processo é fundamental para que você possa passar pelos dois momentos cruciais: a qualificação e a defesa.
Qualificação da Dissertação
O primeiro momento é a qualificação. Depois de ter seu trabalho bem encaminhado, você precisa passar por esse processo. Seu orientador assinará, afirmando que você está apto a qualificar. Uma banca composta por três professores (seu orientador, um professor da casa e um professor de fora) avaliará seu material. No dia da qualificação, você apresentará um slide, explicará sua pesquisa e responderá às perguntas dos professores.
Avaliação e Ajustes Pós-Qualificação
Os professores avaliarão seu material e farão sugestões que você deve seguir. Algumas sugestões são obrigatórias, e outras podem ser discutidas com seu orientador. Este é um momento tenso, pois todo o esforço desenvolvido até então será avaliado. Após a qualificação, você continuará sua pesquisa, aplicará as sugestões e finalizará seu material.
Defesa da Dissertação
O segundo momento é a defesa. Depois de concluir a pesquisa e ajustar o material conforme as sugestões da banca, você apresentará novamente. Desta vez, a defesa costuma ser mais tranquila, pois você já construiu todo o material e atendeu às demandas da banca. Novamente, seu orientador enviará o material para a banca, que avaliará seu trabalho final.
Possíveis Reprovações e Ajustes
Infelizmente, a reprovação pode ocorrer tanto na qualificação quanto na defesa. Vários fatores podem levar a isso, como a ausência do orientador ou dificuldades do aluno com o pensamento científico. Se reprovado, você terá um prazo (geralmente 30 dias) para ajustar o material e reapresentar. Cada instituição tem suas regras para esse processo.
Evite a Reprovação
Para evitar reprovações, procure ajuda se sentir dificuldades. A reprovação final pode resultar na perda do curso de mestrado, exigindo que você recomece o processo. Portanto, é essencial buscar orientação e suporte sempre que necessário.
Conclusão
Espero ter ajudado a esclarecer os dois momentos cruciais na apresentação da dissertação de mestrado. Lembre-se, a produção de conhecimento no mestrado é um processo ativo e exige dedicação. Não se esqueça de deixar seu comentário, se inscrever no canal e compartilhar este vídeo. Para mais informações e orientações sobre a produção da sua dissertação de mestrado, entre em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos acadêmicos!